São Paulo, 10 de abril de 2014.

Artigos

A sa˙de mental das mulheres portadoras de Endometriose

Por

A saúde mental das mulheres portadoras de Endometriose

                A Endometriose é uma doença ginecológica e que tem como fisiopatologia a presença de endométrio fora da cavidade uterina, podendo estar presente nas alças intestinais, bexiga, cavidade abdominal, entre outros locais. É uma doença que pode causar grandes prejuízos para as pacientes, já que causa cólicas muito fortes, dor durante o ato sexual e infertilidade.

                Pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, procuraram avaliar o perfil psicológico dessas pacientes, avaliando outros sintomas que não estivessem atrelados à especialidade ginecológica.

                Nesse estudo, foi avaliada a qualidade de vida, os níveis de ansiedade e a depressão em 110 pacientes com endometriose diagnosticada, sendo comparadas com um grupo controle de mulheres normais. De todos esses parâmetros, a dor genital foi o fator que mais contribuiu para uma piora na saúde mental dessas pacientes. De modo geral, essas mulheres apresentam quadros mais importantes, principalmente, de depressão.

                A endometriose, portanto, deve ter como tratamento uma abordagem mais ampla e que não contemple apenas as queixas ginecológicas, mas que aborde a mulher procurando-se diagnosticar e tratar distúrbios ligados à saúde mental.

Fonte: FedericaFacchinet al, Impactofendometriosisonqualityoflifeand mental health: pelvicpainmakesthedifference.JournalofPsychosomaticObstetrics&Gynecology, 2015; 36 (4): 135 DOI: 10.3109/0167482X.2015.1074173



Artigos Pesquisa


Titulo:
Autor:
Categoria:
 

 

 

 

 

Sobre os Artigos

Os artigos são escritos por professores, médicos e mídia especializada, para fornecer informações de qualidade, sicronizadas com os últimos avanços da área médica.

Atitude em saúde basea-se num tripé para uma vida de qualidade que são: arte, medicina e educação.

Instituto Wimer Bottura Jr.
Rua Paulino Camasmie, 61
Ibirapuera, CEP 04001-020, São paulo - SP
(11) 3889 3800