São Paulo, 10 de abril de 2014.

Artigos

O Eletroencefalograma e as disfunções associadas aos quadros de depressão

Por

O Eletroencefalograma e as disfunções associadas aos quadros de depressão

                A Depressão Maior é um transtorno do humor prevalente nos dias atuais, principalmente, nos grandes centros urbanos. Quanto aos sintomas, de modo geral, há alterações do sono, irritabilidade, labilidade emocional, alterações do sono, diminuição da concentração, baixa auto-estima, entre outros. A fisiopatologia dessa doença ainda não está totalmente esclarecida.

                Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, procurou avaliar possíveis alterações num exame chamado eletroencefalograma (EEG), de modo a investigar se não haveria alterações específicas que fossem características em indivíduos diagnosticados com depressão.

                Assim sendo, o EEG foi realizado nesses indivíduos em repouso, sendo que foram identificados três tipos de alterações agrupadas num “fenótipo” associado a alterações comportamentais e neurológicas específicas.  O primeiro seria o neuroticismo, indivíduos que têm tendência a sintomas emocionais negativos a longo prazo, associado a alterações específicas em uma região chamada córtex cingulado anterior ventral e córtex orbitofrontal. Outro grupo, foram os que apresentavam redução do controle cognitivo, associada a uma redução da atividade em região do córtex cingulado anterior dorsal e aumento na atividade do córtex pré-frontal dorsolateral direito. O último grupo, caracterizado por pela redução da aprendizagem por recompensa, apresentou menor atividade no córtex orbitofrontal e córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo.

                Esse estudo, portanto, visa avaliar disfunções geralmente associadas aos quadros depressivos e tentar encontrar alterações específicas que podem ser identificadas e que facilitem o manejo terapêutico.

Fonte: Christian A Webbet al, Neural Correlates ofThreePromisingEndophenotypesofDepression: Evidencefromthe EMBARC Study. Neuropsychopharmacology (2016) 41, 454–463; doi:10.1038/npp.2015.165; published online 1 July 2015



Artigos Pesquisa


Titulo:
Autor:
Categoria:
 

 

 

 

 

Sobre os Artigos

Os artigos são escritos por professores, médicos e mídia especializada, para fornecer informações de qualidade, sicronizadas com os últimos avanços da área médica.

Atitude em saúde basea-se num tripé para uma vida de qualidade que são: arte, medicina e educação.

Instituto Wimer Bottura Jr.
Rua Paulino Camasmie, 61
Ibirapuera, CEP 04001-020, São paulo - SP
(11) 3889 3800