São Paulo, 10 de abril de 2014.

Artigos

Alterações na cognição social presentes nos indivíduos com Transtorno por Déficit de Atenção

Por

Alterações na cognição social presentes nos indivíduos com Transtorno por Déficit de Atenção

                O Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma enfermidade consideravelmente prevalente nos dias atuais. De modo geral, surge na infância e pode permanecer em alguns indivíduos até a idade adulta. Os sintomas mais comuns são diminuição na capacidade de concentração, impulsividade e hiperatividade. Os mecanismos fisiopatológicos envolvidos ainda não foram totalmente elucidados.

                Um estudo realizado na Universidade de Toronto procurou avaliar possíveis alterações quanto à cognição social, sendo realizada uma metanálise de estudos que compararam indivíduos sãos, com TDAH e com autismo, de modo a identificar padrões presentes nesses pacientes em específico.

                Aos que participaram, então, lhes foram apresentadas fotos comexpressões faciais das mais diversas emoções e sentimentos, sendo que os indivíduos deveriam reconhecer cada expressão. Os autistas foram os que obtiveram o pior resultado, sendo que os que foram diagnosticados com TDAH obtiveram desempenho abaixo da média. De modo geral, esses pacientes não reconheceram uma boa parte das expressões faciais, com exceção da ira e do temor.

                Assim sendo, os pacientes com TDAH também podem ter algum tipo de transtorno por conta de dificuldades associadas ao convívio social, o que deve ser incluído, portanto, na terapêutica a ser determinada.

Fonte: E. Bora et al, Meta-analysis of social cognition in attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): comparison with healthy controls and autistic spectrum disorder. Psychological Medicine. 28 December 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/S0033291715002573

R. AlmendralDoncel et al, Prevalencia y tipología de las alteracioneselectroencefalográficasen el trastornopordéficit de atención con hiperactividad. PediatríaAtenciónPrimaria. vol.16 no.64 Madrid oct.-dic. 2014 http://dx.doi.org/10.4321/S1139-76322014000500003

 



Artigos Pesquisa


Titulo:
Autor:
Categoria:
 

 

 

 

 

Sobre os Artigos

Os artigos são escritos por professores, médicos e mídia especializada, para fornecer informações de qualidade, sicronizadas com os últimos avanços da área médica.

Atitude em saúde basea-se num tripé para uma vida de qualidade que são: arte, medicina e educação.

Instituto Wimer Bottura Jr.
Rua Paulino Camasmie, 61
Ibirapuera, CEP 04001-020, São paulo - SP
(11) 3889 3800