São Paulo, 10 de abril de 2014.

Artigos

Há fatores preditores para o uso de determinados remédios?

Por

Há fatores preditores para o uso de determinados remédios?

                A Esquizofrenia é uma doença psicótica, ou seja, os indivíduos portadores não conseguem distinguir realidade e fantasia, havendo frequentemente quadros com delírios, por exemplo. De modo geral, essa doença surge no final da adolescência e início da vida adulta, sendo que o histórico familiar é algo importante durante o diagnóstico.

                Uma pesquisa realizada no King’sCollege, em Londres, procurou estabelecer quais seriam os fatores preditores, para o uso de clozapina, presentes nos casos de esquizofrenia de início precoce que começam na infância ou adolescência, já que esses pacientes não costumam responder aos tratamentos mais convencionais para a esquizofrenia. Esse fármaco é um anti-psicótico cujo mecanismo de ação é a inibição de neurorreceptores dopaminérgicos e serotoninérgicos.

                Foi realizado um estudo de base populacional, averiguando-se os casos de esquizofrenia precoce entre 1994 e 2006, caracterizando-se perfis demográficos, clínicos e de tratamento. Foram identificados 662 casos dos quais 108 (17,6%) tinham iniciado clozapina em 2008. O intervalo médio entre o primeiro tratamento antipsicótico e o início da clozapina era de 3,2 anos. Os fatores preditores significativos para o uso desse fármaco foram a idade ao diagnóstico da esquizofrenia, histórico familiar dessa doença e tentativa de suicídio. A maioria dos pacientes (96,88%) que receberam clozapina pareceu ter uma resposta clínica favorável.

                Dessa forma, portanto, o uso desse medicamento nesses pacientes com esquizofrenia precoce parece ser uma boa estratégia terapêutica, apresentando resultados favoráveis.

Fonte: Carolina Schneider et al, Clozapine use in childhood and adolescent schizophrenia: A nationwide population-based study. European Neuropsychopharmacology. June 2015Volume 25, Issue 6, Pages 857–863. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.euroneuro.2015.02.003     

                



Artigos Pesquisa


Titulo:
Autor:
Categoria:
 

 

 

 

 

Sobre os Artigos

Os artigos são escritos por professores, médicos e mídia especializada, para fornecer informações de qualidade, sicronizadas com os últimos avanços da área médica.

Atitude em saúde basea-se num tripé para uma vida de qualidade que são: arte, medicina e educação.

Instituto Wimer Bottura Jr.
Rua Paulino Camasmie, 61
Ibirapuera, CEP 04001-020, São paulo - SP
(11) 3889 3800